quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Projeto Aprendendo Matemática Brincando de Mercadinho

Ativ. 2.5 - Planejamento da atividade
Ativ. 2.7 - Registro Digital da Experiência

PROJETO:APRENDENDO DINHEIRO, BRINCANDO DE MERCADINHO

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Através deste projeto quer se incorporar a aprendizagem do Sistema Monetário |Brasileiro, conteúdo da 3ª série do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os seguintes objetivos:
1) o conhecimento do dinheiro;
2) a valorização das compras com consciência crítica de consumo;
3) cálculos e resoluções de problemas concretos com as quatro operações fundamentais da matemática;
4) leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet;
5) iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos;
6) uso da calculadora;
7) iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;
8) leitura e re-utilização de embalagens e rótulos dos produtos usados no cotidiano, bem como a veracidade de suas informações;
9) noções de peso/ quantidade;
10)interação entre escola, família e comunidade reconhecendo costumes e produtos oriundos da região que moramos.

ATIVIDADES:

Divisão da turma em grupos de pesquisa, tendo como questões a serem respondidas as seguintes perguntas:

Grupo I – História do dinheiro:
http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheiro.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro
http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm

Grupo II – Dinheiro no Brasil:
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/default.asp
http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheironobrasil.shtml
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/brasil.asp

Grupo III – Moedas brasileiras:
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM2

Grupo IV – cédulas brasileiras:
http://www.bcb.gov.br/?CEDCOM500
http://www.bcb.gov.br/?REALSEGUR
http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM
http://www.bcb.gov.br/?CEDMUDA

LEITURA PARA TODOS OS GRUPOS FAZEREM
http://www.bcb.gov.br/Pre/educacao/cadernos/dinheiro.pdf


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PELOS ALUNOS:

- Os alunos farão a leitura nas páginas da internet recomendadas ou escolhidas por eles e deverão fazer anotações pertinentes ao texto escolhido;
- Os alunos farão a preparação de seu tema para apresentação aos colegas dos outros grupos;
- Apresentação dos trabalhos por cada grupo,
- Confecção de um texto coletivo referente as pesquisas feitas;
- Far-se-á uma pesquisa sobre o que e quais os produtos usados em casa;
após cada aluno trazer a listagem de seus produtos dividir a sala nos seguintes grupos:

- Alimentos
- Higiene pessoal
- Higiene da casa
- Enlatados
- Doces e salgadinhos
- Frutas e verduras
- produtos gelados
- Cada grupo fará uma lista com os produtos e preços que deverão serem pesquisados dentro da realidade dos alunos;
- Com o menor preço, cada grupo fará a sua tabela de preços para venda em seu mercado;
- Cada grupo deverá coletar informações sobre os produtos que irá vender e fazer 3 anúncios para produtos diferentes;
- As cédulas serão distribuídas pela professora ( dinheirinho comprado em lojas de um real), conforme atividades realizadas pelo grupo e que previamente farão o preço (quanto vale) cada atividade;
- As moedas serão confeccionadas pelos alunos no paint na sala de informática.


O MERCADO

Cada grupo fará a exposição de suas mercadorias a serem vendidas e enquanto alguns do grupo vendem, os outros do grupo fazem visitas aos outros para comprar, depois se revezam.
Cada aluno deverá anotar o que vendeu e o preço da mercadoria, bem como tudo o que comprou e seu preço, pois com essa lista criar-se-á problemas durante as aulas.


RECURSOS NECESSARIOS:

Computadores ligados a internet,
Material de uso diário na escola como papel, lápis....
Recursos de programas para tabelas, desenhos e textos no PC,
Professor e muita disposição.....


COMPETENCIAS BÁSICAS:

Ler e escrever
Conhecer adição, subtração com empréstimo, multiplicação e divisão de números.
Criatividade


AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de atividades concretas, realizadas no decorrer das apresentações, mercado, compras e vendas.


Planejando atividades com Hipertexto
Possuo um projeto interdisciplinar para 3ª série do ensino fundamental séries iniciais e inseri este ano ao projeto algumas atividades com o uso do computador, entre elas:
Pesquisa na internet sobre a história do dinheiro e o dinheiro brasileiro.

ATIVIDADES:

1. Leitura e interpretação dos textos escolhidos
2. Cópia das partes mais importantes para fazer uma apresentação aos colegas.
3. Essa apresentação poderá ser com multimídia ou com cartazes, expositiva.

Alguns sites onde poderão ser pesquisados:

http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheiro.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro

http://200anos.fazenda.gov.br/historia-do-dinheiro-no-brasil

http://www.bacen.gov.br/?HISTDINBR


http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/brasil/cedulas-e-moedas-do-brasil.php

Nenhum comentário: